A equipa presta também aconselhamento em Direito da União Europeia, com particular foco nas regras do mercado interno, em fundos estruturais e de investimento europeus, na regulação e na contratação pública.
Sempre que adequado, o aconselhamento jurídico é prestado de modo integrado com as restantes áreas de prática, otimizando-se assim os conhecimentos sobre o setor de atividade em causa e as caraterísticas do negócio em concreto e assegurando-se a consistência na solução a apresentar.
A par de uma abordagem proativa relativamente ao cumprimento dos objetivos pretendidos e prossecução da estratégia dos clientes, a equipa atua a título preventivo, designadamente organizando programas de compliance individualizados e de gestão de risco no contexto do planeamento da estratégia de negócio (incluindo na perspetiva de aquisições e parcerias de vária ordem).
Também na vertente reativa, prestamos aconselhamento jurídico assente em sólidos conhecimentos técnicos e procura da solução adequada aos desafios dos clientes, com particular incidência em matérias de práticas restritivas e abusos de posição dominante, controlo de concentrações, auxílios de Estado e aplicação privada das regras de concorrência perante os tribunais (private enforcement).
Os clientes desta área pertencem aos setores privado, público e cooperativo e são representados perante a Autoridade da Concorrência, os reguladores setoriais e a Comissão Europeia, os tribunais nacionais e os tribunais da União Europeia.
Estamos fortemente empenhados em prestar serviços eticamente exigentes e responsáveis, contribuindo de forma positiva para a criação de valor a longo prazo, rumo a uma economia sustentável e a uma sociedade equilibrada.